terça-feira, 17 de março de 2009

Quem foi Elias?

O ciclo de Elias, começa entre os anos 874 e 852 a . C.
O grande profeta exerceu seu ministério no Reino do Norte, durante os reinados de Acabe e Acazias.
Em Lc 1.17 ‘Elias era um homem semelhante a nós, sujeito aos mesmos sentimentos, e orou, com instância, para que não chovesse e, por três anos e seis meses, não choveu’
A Biblia nada relata a respeito de sua descendência.Elias era um homem extremamente obediente.
O confronto no Monte Carmelo:
Elias pediu a Acabe que convocasse todo o povo de Israel, também os quatrocentos e cinqüenta profetas de Baal e os quatrocentos profetas que comiam à mesa de Jezabel.
Estando todo o povo reunido, Elias propôs um acordo, já que ele era o único profeta de Senhor que havia sobrado, contra quatrocentos e cinqüenta profetas de Baal, que eles oferecessem um novilho em sacrifício e invocassem o seu deus.
Assim também ele o faria e invocaria o nome do Senhor. E aquele que respondesse por fogo, seria o Deus. Todos concordaram. Durante quase todo o dia, passaram os profetas de Baal clamando, sem resposta alguma.
Elias se pôs a restaurar o altar do Senhor, que estava em ruínas. Tomou doze pedras, de acordo com o número das tribos dos filhos de Jacó, edificou o altar em nome do Senhor, molhou com bastante água todo o altar, inclusive a lenha e clamou o Senhor.
Então o fogo caiu e consumiu o holocausto, a lenha, as pedras, a terra e ainda a água que estava na valeta.E todo o povo prostrou-se reconhecendo.

Nenhum comentário: